sexta-feira, 26 de abril de 2013

Reuniao /Sobre o profissional de secretariado





Terceiro encontro da ASSECA recomenda união entre profissionais de secretariado

Luena – Os participantes ao terceiro encontro de profissionais de secretariado “ASSECA” da região Centro – Nordeste do país, realizado de 23 a 26 do mês em curso, no Luena, recomendaram maior união entre os profissionais de secretariado a nível nacional.
Realizada sob o lema “Competência, habilidade e atitude”, a reunião recomendou igualmente a necessidade de haver mais organização interna nas delegações provinciais da ASSECA, para contribuir na concretização da intenção sobre a expansão dos cursos básicos, médios e superiores e secretariado administrativo em todo o país.
O reconhecimento da profissão, a instituição da carteira do secretariado e o enquadramento da secretária no quadro orgânico nacional são, entre outras, preocupações levantadas pelas secretárias no encontro e que pretendem ver resolvidas.
A falta de profissionalização da função de secretária, a dificuldade de reconversão após formação básica, média e superior em bacharelato e secretariado administrativo são outras apreciações saídas do encontro.
Em três dias, os participantes abordaram temas ligados à ética, deontologia e sigilo profissional, gestão e administração de escritórios, auto maquilhagem, etiqueta, indumentária e nobreza da profissão de secretariado.
Durante o encontro, as secretárias das províncias do Bié, Malanje, Lunda Norte, Lunda Sul e Moxico (anfitriã) realizaram uma mesa redonda, na qual destacaram a evolução por métodos e técnicas de pesquisa em secretariado, desafios de investigações na área, definição de linhas de pesquisa norteadoras, a auto maquilhagem, etiqueta, indumentária e nobreza da profissão.
Orientada pela sua presidente, Lanvu Amélia Anael, a reunião visou despertar a atenção do Governo, através do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, para reconhecer esta actividade como uma profissão.

Um comentário:

  1. SUGIRO A TODOS OS PROFISSIONAIS SÓ QUE TRABALHEMOS ARDUAMENTE PARA JUNTOS CONSERGUIRMOS O BEM MAIS PRECISO. GELSON MATUS.

    ResponderExcluir