quinta-feira, 14 de março de 2013

   


  Combata a fofoca no ambiente de trabalho


Se existe fofoca, é porque existem dois personagens: o fofoqueiro e a plateia. A empresa paga para pessoas trabalharem e não para ficar de conversa fiada pelos cantos. Gente séria não tem tempo para este tipo de conversa. Quem tem o que fazer, não tem tempo para conversa fiada.





    O fofoqueiro, por natureza, é puxa-saco e mau caráter. Sempre fala por trás, está sempre querendo mostrar serviço para o chefe. Como este personagem não trabalha, pois está sempre de conversa pelos corredores, pega as conversas e leva para os outros de uma maneira totalmente deturpada.
    O fofoqueiro sempre está do lado mais forte. Se você é chefe de alguma coisa e está para sair, se o fofoqueiro está sabendo, ele já vai saber quem será o próximo chefe para ficar de bem com ele e poder continuar fazendo suas intrigas.
    Devemos tomar cuidado com que a gente ouve ou fala. Existem pessoas que são totalmente levianas ao falar sobre a vida dos outros. A vida dos outros é problema deles e não nosso.
   O que há por aí de empresas que são impregnadas deste tipo de gente é uma festa. Quem estiver no comando tem que ter muita atenção com relação  a isto. Devemos entender que a fofoca destrói e que cada vez que você para e dá ouvidos a uma fofoca, você está contribuindo para destruir a vida de alguém.
   Você que está no comando, fique atento a este tipo de pessoa, como também ao tipo de ambiente que você comanda. É inadmissível que existam comandos que incentivem a fofoca para poder saber de tudo  que acontece na empresa. Na minha opinião, isto é leviano, é mau caráter mesmo.
    Você que hoje, está no comando de algum grupo, não admita este tipo de ambiente. Não aceite que este tipo de ambiente seja a norma dentro da empresa.
    Quem está no comando tem que ter sempre o equilíbrio, o bom senso de ouvir as duas partes. Saber analisar as partes de maneira isenta.
   A melhor forma de acabar com a fofoca, seja em casa ou no trabalho, é colocar o fofoqueiro e a vítima da fofoca de frente. Você vai ver a reação do fofoqueiro. No primeiro instante, vai dizer que não foi ele. Como foi desmascarado, no segundo momento vai dizer que não foi bem isto que ele falou.
   Sabemos que em qualquer lugar pode existir a fofoca. Ambiente onde trabalham muitas pessoas é maior a probabilidade. Neste momento é que temos que tomar o cuidado de fazer com que tudo corra de maneira tranquila para o bom andamento dos trabalhos.
(by: Sergio Mansur)


Por:  Mileny Christine
Grupo 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário