quinta-feira, 3 de maio de 2012


A Importância dos idiomas na rotina de um profissional de Secretariado Executivo



       Não há uma estatística apontando quantos secretários executivos existem, mas a Organização das Nações Unidas (ONU) diz que a profissão é a terceira que mais cresce no mundo. E num Brasil em pleno desenvolvimento este profissional está cada vez mais requisitado e valorizado. De acordo com a Federação Nacional das Secretárias e Secretários (Fenassec), o salário de uma secretária executiva varia entre R$ 1.052 (nível médio) e R$ 7 mil (nível superior numa empresa de grande porte).
        Assim, para um profissional de Secretariado que queira ser realmente qualificado e ter sucesso na profissão é imprescindível que ele esteja sempre atualizado e que possua alguns requisitos que estão em falta no mercado, como ter o domínio de outras línguas.
      Consuelo Aparecida Moco Rosa Fradique, consultora de RH do Centro Nacional de Estudos e Projetos (Cnep), afirma que o mercado está exigindo profissionais não só bilíngues, mas também trilíngues.

“A procura por secretários executivos com esse perfil é grande em empresas multinacionais e nacionais públicas ou privadas que fazem negócios com outros países. Hoje, além do inglês e do espanhol, outros idiomas também são valorizados, como o mandarim, o japonês e o árabe”, diz Consuelo Fradique.


       Consuelo Fradique aponta que o salário de uma secretária que fale duas ou três línguas pode ser quatro vezes maior. Ela também lista os aspectos avaliados na hora de se contratar uma secretária executiva. Segundo a consultora em RH, ter curso superior, domínio dos programas do MS Office, excelência no atendimento e fluência em dois idiomas são sempre exigidos.
      Quem não tem dinheiro para pagar um curso particular de idiomas e tiver interesse em aprender algumas línguas, seguem abaixo alguns links de sites que oferecem tais cursos gratuitamente:

        Além de saber outros idiomas, não podemos esquecer que o mercado de trabalho exige o completo domínio da língua portuguesa, pois na rotina de um profissional de secretariado o uso da língua nativa é constante, redigindo e-mails, cartas, atas de reuniões, documentos, entre outros.
         O domínio de um idioma, seja ele o português, inglês, espanhol ou qualquer outro, escrito e falado, sempre trará resultados positivos, pois quem domina a língua se destaca em seu ambiente de trabalho.
          Para quem interessar, segue algumas dicas de escrita em Português que Sérgio Nogueira explica:

Fontes:

3 comentários:

  1. Amei... Nos preocupamos com os idiomas estrangeiros, mas descobrimos que temos dificuldade no nosso idioma também.
    Precisamos mesmo, aperfeiçoá-lo!

    ResponderExcluir
  2. Sim é verdade, nos preocupamos tanto em saber outra língua e esquecemos que também é preciso aperfeiçoar nossa própria língua, tanto falada quanto escrita. ^^

    ResponderExcluir
  3. Puxa a 3º que mais cresce!!

    Idiomas, o portugues então a Hani quem diga!!

    By
    Débora P Oliveira

    ResponderExcluir